Feira Azul para dar visibilidade às oportunidades de emprego e formação criadas pelo ecossistema da economia azul
A Gare Marítima do Mindelo recebe por estes dias, a segunda edição da Feira Azul dedicada às profissões ligadas ao Mar. O evento que faz parte da Cabo Verde Ocean Week foi criado para dar visibilidade às profissões, mas também à formação, ao processo de incubação e ainda envolver todo o ecossistema economia azul.
Para o Ministro do Mar na abertura da feira, diz que a finalidade da feira mantém-se a mesma, que passa por dar visibilidade às oportunidades de emprego e formação criadas pelo ecossistema da economia azul. “Trazer a UTA, o IMAR a EMAR na liderança e envolver todos os sectores.
Abraão Vicente acredita que será “extraordinário” o dia em que as empresas se manifestarem presentes na feira como o sinal que estão a aproveitar as oportunidades. E destaca a presença das Instituições que marcaram presença no ano passado e voltaram este ano, de uma forma ainda mais envolvidas, comprometidas no entender do governante, compreenderam que se está a fazer algo que irá beneficiar o empoderamento das próprias instituições.
“A Guarda Costeira precisa ser empoderada como uma das instituições mais importantes a nível nacional. Temos mar, temos ilhas, temos as nossas populações em todas as ilhas e é através da Guarda Costeira, da Polícia Marítima e das estruturas do Ministério do Mar, que as instituições de ensino poderão implementar outro tipo de formação.
Neste sentido, prosseguiu Abraão Vicente, a Feira Azul mostra-se necessária para criar profissões, empregos e trabalho, e dar visibilidade às profissões, à formação e à incubação de empresas.