Escola Do Mar
Quem somos?
Com a extinção do ISECMAR em 2008, a formação do pessoal marítimo passa a ser da responsabilidade da então recém-criada Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que cria no seu Departamento de Engenharias e Ciências do Mar (DECM) a Secção de Formação Marítima (SFM), em dezembro de 2010, como uma unidade responsável pelos cursos e atividades relacionadas com a formação do pessoal marítimo, nomeadamente, para as marinhas de comércio, pesca e recreio. Em agosto de 2016, em substituição do DECM (2008-2016) a Uni-CV criou a Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar (FECM) com dois departamentos: Departamento de Engenharia e Ciências Marinhas (DECM) e Departamento dos Transportes Marítimos (DTM). O DTM passou a ser a subunidade orgânica da Faculdade, responsável pela formação marítima e por todas as atividades da Uni-CV relacionadas com o sector dos transportes marítimos, designadamente, comércio, pesca e recreio. O Decreto-lei nº 53/2019, que cria a Universidade Técnica do Atlântico (UTA) e o Instituto de Engenharia e Ciências do Mar (ISECMAR), e o Decreto-lei nº 2/2020, que cria a Escola do Mar (EMAR), extinguem a FECM da Uni-CV e transferem: para o ISECMAR UTA a universalidade dos direitos e obrigações do DTM-FECM, no respeitante aos cursos superiores marítimos; e para a EMAR, a universalidade dos direitos e obrigações do DTM-FECM, no respeitante aos cursos modulares e profissionalizantes marítimos. Portanto, em termos de formação modular e profissionalizante marítimos, a EMAR é herdeira, sucessivamente, da antiga Escola Náutica do Mindelo (CFN), do Instituto Superior de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR), da Secção de Formação Marítima (SFM) do Departamento de Engenharias e Ciências do Mar (DECM) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), bem como do Departamento de Transportes Marítimos (DTM) da Faculdade de Engenharias e Ciências do Mar (FECM) da Uni-CV. O DTM-EMAR é, atualmente, a subunidade orgânica da EMAR responsável pelos cursos ministrados e por todas as atividades formativas modulares e profissionalizantes da EMAR, relacionadas com o sector dos transportes marítimos, designadamente, das marinhas de comércio, pesca e recreio.
A Escola do Mar é uma entidade pública empresarial, sem fins lucrativos, herdeira de uma longa tradição da nação cabo-verdiana nas artes e ofícios do mar, dotada de autonomía administrativa, financeira, patrimonial, pedagógica, técnica e científica, com capacidade jurídica que abrange todos os direitos e obrigações necessários ou convenientes à prossecução do seu objecto social.
A EMAR tem a sede em Mindelo, um polo em Santiago e exerce a sua atividade em todo o território nacional.
Missão
Estatutariamente a missão da EMAR é promover a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de competências para o exercício de atividades profissionais de excelência no domínio do mar e da economia marítima e afins..
Visão
Tornar-se numa escola-referência, excelência, ubíqua, inovadora e capaz de descobrir e transformar talento em preparação, e de converter oportunidades em sucesso.
Valores
A excelência; a sustentabilidade ambiental; a transparência; a ética; o respeito pela diversidade; a comunhão de interesses; a prossecução de resultados favoráveis para os formandos, formadores, colaboradores e para a comunidade; a ubiquidade; a inovação tecnológica; e a segurança.
Conselho de Administração
Liliane Pimenta
Adildo Soares
Jandir leite Pina
Rostos da EMAR