Dia Nacional do Pescador: “É preciso começar a consciencializar face à nova conjuntura dos oceanos”, diz ministro
O ministro do Mar, Abraão Vicente, considerou hoje, no Mindelo, que é preciso que o sector das pescas comece a consciencializar-se face à nova conjuntura dos oceanos, que sofreram um “impacto enorme” da pesca ilegal.
O governante teceu as considerações à Inforpress ao presidir as atividades do Dia Nacional do Pescador, assinalado hoje, e garantiu que na ótica das mudanças há necessidade de se fazer a transição da pesca artesanal para a semi-industrial e dotar os pescadores de instrumentos de trabalho como “embarcações de maior porte, capacidade e durabilidade”.
Por outro lado, conforme a mesma fonte, o Estado deve dotar os pescadores de instrumentos de navegação que permitem identificar os bancos de pesca e em terra ter infraestruturas de apoio para produção de gelo e transformação do pescado.
Outro dos desafios apontado pelo governante é a formação de pescadores e peixeiras.
Quanto aos constrangimentos relacionados com a escassez de pescado, Abraão Vicente esclareceu ser uma realidade não somente de Cabo Verde, mas, de todos os países e, neste sentido, “há que acelerar a atração de investimentos na aquacultura”.